Cobrar o cliente sem causar um constrangimento é um dos maiores desafios dos pequenos empreendedores. Muitas vezes uma atitude agressiva na hora de fazer uma cobrança pode gerar constrangimentos e até perda de bons clientes.
Por outro lado, a falta de pagamentos por parte desses consumidores afeta de forma direta o caixa das empresas, se tornando uma grande dor de cabeça.
Mas então, como cobrar o cliente de forma pacífica sem interferir na relação que ele tem com a marca da empresa? É isso que veremos neste artigo!
O que diz a lei?
Além da delicadeza da situação em controlar o modo de cobrar o cliente para não estragar o relacionamento com a empresa, ao observarmos o Código de Defesa do Consumidor, podemos ver que existem regras em relação a isso.
O Código menciona, por exemplo, que cobranças não podem ser realizadas em tom agressivo ou de ameaça, podendo constranger o cliente devedor.
Existe também a possibilidade de punições em relação a cobranças indevidas, que caso não enquadradas em engano justificável, se resultam na penalidade onde a empresa deve devolver o dobro do valor que foi cobrado ao cliente.
Dicas para cobrar os clientes
No momento do desespero das empresas lesadas pelas dívidas de clientes, é preciso extrema calma por parte dos líderes e gestores para agir da forma mais estratégia possível.
Para isso, temos duas ótimas dicas principais que podem ser utilizadas para cobrar o cliente de forma mais amigável e efetiva. Vejamos:
Sinta a dor do cliente
Dificilmente uma pessoa iria criar uma dívida à toa, não é mesmo? Ao iniciar as cobranças ao cliente, mandar lembretes de fatura atrasada pode ser um bom início para avisá-lo de que a dívida está pendente.
Com lembretes objetivos que podem ser enviados por SMS e WhatsApp, informar os clientes próximo ao período de vencimento e durante o vencimento se tornam abordagens interessantes de cobrança.
Ao partir para a etapa de contato, com uma ligação, procure compreender o motivo para que o cliente não tenha pago em dia a fatura. Assim, se torna muito mais fácil disponibilizar alternativas para que ele possa quitar a dívida.
Tente negociar a dívida
Entre as alternativas possíveis para auxiliar o cliente na quitação do débito com a empresa, fazer uma negociação pode ser um meio confortável para ambas as partes.
Mostre que a dívida pode ser parcelada ou com um pagamento inicial parcial do valor total. A negociação é uma maneira mais sútil de cobrar o cliente ao mesmo tempo em que se oferece uma boa opção para ele.
Use a tecnologia a favor da empresa
Métodos já datados como ligar incansáveis vezes para o cliente e enviar notificações e faturas por correspondência são completamente ineficazes e só ajudam a irritar o cliente.
O ideal para você empreendedor é utilizar da tecnologia para resolver tudo da melhor maneira possível. Porém, como isso é possível?
Com a plataforma da Crediado, o empreendedor consegue ter no seu dispositivo móvel todo o controle de dívidas dos clientes, podendo agendar datas de pagamento e a possibilidade de pagar online.
Com essas dicas, é possível realizar uma cobrança mais amistosa, sem maiores constrangimentos, fazendo a venda fiado valer a pena.